Dúvidas

A Junta Local é uma feira / plataforma de produtos orgânicos?

Não. A Junta Local se pauta pelos princípios elaborados conjuntamente pela nossa comunidade e que estão descritas na nossa Carta de Valores e Princípios. Temos um compromisso com a rastreabilidade e transparência, uma relação de intenso cuidado com processos de produção, o preço justo e a qualidade dos produtos e ingredientes. A Junta Local requer que os produtores que utilizam a designação "orgânicos" sejam certificados pelas entidades competentes como determina a lei. No entanto, apesar de ser muito recomendável, este não é um requisito para ser selecionado pela nossa curadoria, pois os critérios que utilizamos se estendem a outros aspectos não contemplados pelo processo de certificação orgânica.

Como a Junta Local se sustenta?

A Junta Local se sustenta através de contribuições de seus "ajuntados". Existe uma mensalidade com valor fixo e uma taxa percentual de participação pelas vendas da feira e Sacola Virtual. Ambas são definidas em conjunto e se pautam pela proposta de que a Junta Local seja uma plataforma independente e de custo baixo, permitindo autonomia em relação às suas decisões e, do ponto de vista econômico, um retorno acima do mercado para seus produtores e ao mesmo tempo possibilitando maior acesso a produtos por preços justos para quem come.

Gostaria que a Junta Local viesse para minha cidade, como faço?

A Junta Local está focada em consolidar sua comunidade e consolidar suas plataformas no Rio de Janeiro e não temos planos de "expansão" no curto prazo. Por outro lado, queremos incentivar que iniciativas com o mesmo propósito que o nosso surjam em todo Brasil. Estamos sempre dispostos a compartilhar a nossa experiência. Se quiser saber mais, escreva para comunidade@juntalocal.com.

A Junta Local revende produtos?

A nossa Sacola Virtual é uma plataforma facilita a venda direta entre produtores e consumidores. Fazemos isso selecionando e agregando informações sobre produtores, e oferecendo uma plataforma tecnológica e sistema de logística(entregas em pontos de retirada) colaborativo. A Junta Local não compra e revende produtos, tampouco possui produtos em estoques e faz vendas de acordo com pedidos. Essa característica dá autonomia ao produtor para definir o preço final oferecido.

Como faço para entrar em contato direto com os produtores?

Além de falar com os nossos produtores nas feiras, você pode encontrar perfis com mais informações da maioria deles através da sessão Quem Faz. Cada perfil contém dados para o contato direto. Por conta do processo de atualização, é possível que algumas informações possam estar um pouco defasadas.

Como fico por dentro das atividades da Junta Local?

Assine o nosso informativo por e-mail e siga nossas redes sociais.

Instagram, facebook e Youtube.

Quero disponibilizar um espaço para uma feira / atividade da Junta Local.

Ótima notícia! Envie um e-mail para nós no feira@juntalocal.com. Esperamos que vire uma boa parceria.

A Junta Local faz eventos / catering?

Sim, fale conosco através do e-mail contato@juntalocal.com.

Gostei do engajamento de vocês! Onde posso ler mais?

Pensamos que não iria perguntar. Leia nossa revista. Desenvolvemos mensalmente alguns textos relativos a alimentação e a nossa comunidade. Se quiser receber um aviso, cadastre seu e-mail em nossos informativos.

Curadoria

Quero fazer parte da Junta Local / Gostaria de ser expositor nas feiras da Junta Local. Como faço?

A Junta Local é uma comunidade que reúne produtores de diversos perfis: pequenos agricultores orgânicos e agroecológicos, produtores artesanais, fazedores culinários, chefs experientes, coletivos e cooperativas. Queremos facilitar a vida do pequeno produtor, mas a nossa plataforma demanda participação e engajamento. Cada um por todos e todos por um.

Nos preocupamos muito com a comida gostosa e criativa. Também queremos fugir da mesmice, estimular no campo o cultivo de novas variedades e a criatividade do fazedor culinário.

Mas acima de tudo, o importante é se identificar com nossa missão e valores, ter paixão por fazer comida boa e querer se somar ao movimento. A plataforma é aberta para todos, mas às vezes, nossa capacidade de integrar novos produtores é limitada.

Para fazer parte da Junta Local e assim participar de suas plataformas - a feira e a Sacola Virtual é primeiro preciso passar por um processo de curadoria para verificar se sua proposta está em linha com os princípios da Junta Local. O "ajuntamento", como gostamos de falar, acontece quando temos espaço e um produtor é aprovado pela nossa curadoria.

Para se "ajuntar" o primeiro passo é preencher o nosso formulário. A partir das informações prestadas daremos um retorno. Se a proposta for boa e alinhada com os princípios da Junta Local chamaremos você para um bom e velho bate-papo.

Eu preenchi o cadastro mas ainda não recebi uma resposta…

Um grande número de interessados em participar da Junta Local preenche o nosso cadastro. Por conta desse grande volume nem sempre conseguimos responder rapidamente. Se ainda não recebeu uma resposta, espere mais um pouco pois buscamos dar um retorno a todos.

Quanto custa participar da Junta Local?

Veja o tópico "Como a Junta Local se sustenta".

Quais são os critérios para ser selecionado na curadoria da Junta Local?

A Junta Local reúne produtores de diversos perfis: pequenos agricultores orgânicos e agroecológicos, produtores artesanais, fazedores culinários, empreendedores, coletivos e cooperativas. É importante que seu produto seja bom e feito com cuidado. Mais do que isso, queremos comida boa que também seja criativa, fuja da mesmice e valorize o sazonal. A revolução não será feita com brigadeiros, brownies e burguers. Participar da Junta Local também demanda participação e engajamento nas nossas atividades. Cada um por todos e todos por um. É importante que os ajuntados se identifiquem com os princípios e valores da nossa Carta e tenham paixão pela comida e possibilidade de transformação pessoal e coletiva que ela apresenta.

A Junta Local tem espaço para produtores de artesanatos ou outros tipos de produtos?

O principal foco da Junta Local é a comida e os processos ligados a ela. Desse modo, a curadoria apenas eventualmente abre espaço para produtores com outros perfis quando suas propostas dialoguem com o universo da agricultura ou da comida.

Feira

Quando será a próxima feira?

As feiras do Circuito Junta Local possuem datas fixas: a de Botafogo acontece todo primeiro domingo do mês; a da Gávea todo terceiro domingo do mês. Dentro do nosso calendário regular, temos ainda uma feira mensal, geralmente no quarto sábado do mês, na Chirst Church Rio, em parceria com o Projeto Chega Junto. Estas datas quase nunca mudam, mas por conta de feriados e outras questões podem ser reagendadas. Por isso vale sempre a pena ficar de olho no nosso calendário, seguir nossas mídias sociais ou assinar nosso informativo semanal.

Além destas feiras, a cada estação a Junta Local promove outras feiras especiais, que também sempre são divulgadas com antecedência em nosso calendário. Para ficar sempre por dentro, inscreva-se em nosso informativo por e-mail.

Como fico sabendo quais produtores vão participar de uma feira?

Os produtores/expositores que participam da feira são todos "ajuntados" isto é passaram pelo nosso processo de curadoria e participam de forma regular das nossas plataformas. Em cada feira buscamos fazer uma seleção variada de produtores para que o público possa fazer a sua "feira" de verduras, legumes, pães, queijos, conhecer novos produtos e também comer na hora e expandir seus horizontes gastronômicos. Os produtores nem sempre são os mesmos. Para saber com antecedência quais serão os produtores presentes, siga nossas mídias sociais. Buscamos sempre anunciar a lista de produtores alguns dias antes da feira.

E se chover?

Feira é feira, faça chuva ou sol. Adiamos ou cancelamos feiras apenas quando a previsão de tempo for de chuva ou tempestade muito acima da média. Adiamentos ou cancelamentos são informados com até 48 horas de antecedência.

A comida pode acabar?

Sim, o perfil dos produtores da Junta Local significa que muitos dos produtores são produzidos em pequena escala. Portanto, é possível que em feiras muito movimentadas certos produtos acabem antes do final de feira. Comida boa e grande quantidade nem sempre são sinônimos.

Quanto custa participar da feira?

A alocação das barracas na feira é feita apenas para produtores "ajuntados", isto é aqueles que passaram pelo processo de curadoria na Junta Local e se comprometeram com os princípios da nossa comunidade. Para participar da Junta Local como um todo, existe uma mensalidade com valor fixo e uma taxa percentual de participação pelas vendas da feira e Sacola Virtual.

Gostaria de fazer uma parceria com a Junta Local para realizar uma feira. O que faço?

A Junta Local está focada em consolidar seu circuito de feiras fixas, em espaços públicos. No entanto, estamos sempre abertos a propostas, desde de que em sintonia com nossos valores. Para conversar sobre este assunto, escreva para o feira@juntalocal.com.

Quais produtores participarão da feira?

As feiras são diversas e buscamos misturar produtores de várias áreas para que você possa alimentar a sua despensa e comer bem.

Para cada feira tentamos anunciar com a maior antecedência possível os produtores participantes nas nossas mídias sociais.

Sacola Virtual

Quero comprar um produto da Junta Local, fora da Sacola Virtual. A Junta Local faz entregas?

A Sacola Virtual é uma plataforma de aproximação e venda direta, sendo que os produtos ofertados são feitos por produtores da nossa comunidade que utilizam nossa plataforma e que também possuem outros canais de venda. Não possuímos estoque ou fazemos a venda destes produtos por conta própria. Também não fazemos entregas. Busque entrar em contato diretamente com o produtor.

Porque nem sempre tem os mesmos produtos na sacola virtual?

A Sacola Virtual é uma plataforma que confere autonomia aos produtores. Desta maneira, cada um pode oferecer produtos de acordo com sua vontade, capacidade de produção, sazonalidade e assim em diante. Buscamos fazer uma curadoria de modo que tenhamos sempre uma oferta diversificada, porém nem sempre todos os tipos de produtos estarão disponíveis.

Todos os produtos que pedi na Sacola Virtual serão entregues no dia da retirada?

A princípio sim. No entanto, como muitos produtos vêm diretamente de produtores e produzidos ou colhidos de acordo com a demanda, podem ocorrer situações em que nem todos produtos cheguem. Um exemplo são as chuvas que danificam colheitas de folhosas. Podem ocorrer falhas também no nosso sistema de entrega(por isso sempre pedimos cooperação e compreensão no momento da conferência). Caso sejamos notificados de um problema de entrega antes do final do prazo de pedidos, informamos quem fez compras do produto.

Outra pessoa pode buscar o meu pedido?

Sim. Basta pedir que ela informe o nome da pessoa que fez o pedido no momento da retirada.

Posso buscar minha Sacola Virtual na feira?

Não. A entrega da Sacola Virtual acontece de forma independente das feiras, no local e no horário informados na página da Sacola Virtual. Na feira é possível comprar apenas diretamente dos produtores presentes.

O que faço quando não puder buscar meu pedido?

Entre imediatamente em contato conosco pelo e-mail sacolavirtual@juntalocal.com. Se a Sacola Virtual estiver aberta será feito o cancelamento do pedido. Se a Sacola Virtual estiver fechada, tomaremos as medidas possíveis para tentar dar outros fins aos produtos pedidos e evitar o desperdício. É importante que quem faça o pedido tenha compreensão de que está assumindo o compromisso. Não cumpri-lo enfraquece o pequeno produtor e nossa proposta de relação direta e colaborativa.

Posso pagar minha Sacola Virtual com cartão?

Não. No momento aceitamos apenas dinheiro no momento da retirada. Em breve será possível fazer o pagamento online com cartão de crédito.

Tive um problema com meu pedido.

Envie um email para sacolavirtual@juntalocal.com com o ocorrido. Buscaremos solucionar o problema em conjunto com o produtor.

Como faço para participar da Sacola Virtual como produtor?

Para fazer parte da Junta Local e assim participar de suas plataformas - a feira e a Sacola Virtual é primeiro preciso passar por um processo de curadoria para verificar se sua proposta está em linha com os princípios da Junta Local. O "ajuntamento", como gostamos de falar, acontece quando temos espaço e um produtor é aprovado pela nossa curadoria.

Veja o tópico "Quero fazer parte da Junta Local".

Contato

Caso queira nos enviar sugestões, críticas ou elogios, nosso e-mail é contato@juntalocal.com. Somos uma equipe pequena, por isso podemos demorar um pouco a responder.

Se tiver sugestões, problemas e críticas específicas ao site, nos ajude através deste formulário.